Chegou a hora de abandonar as esponjas de plástico!
Obrigado, esponjas! Vocês foram uteis durante muito tempo, tempo demais para falar a verdade. E infelizmente não há como reciclar vocês. Apresentamos aqui alternativas que são tão boas quanto e não impactam o ambiente de forma tão negativa quanto as esponjas de plástico.
Trouxemos duas sugestões:
As buchas vegetais são naturalmente exfoliantes e também ajudam a remover todas as células mortas e promove a renovação celular. Bucha é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas. Escolhendo a bucha vegetal, você incentiva pequenos agricultores que produzem a planta e evita o uso do plástico em produtos de vida mais curta.
Outra sugestão, mais voltada para a limpeza da loiça ou da casa é a esponja feita de redes de pesca industrial reutilizadas, criado pela artesã Nara Guichon:
Esse material provém de praias de Santa Catarina (Brasil) e pescadores locais. As redes de poliamida são tão resistentes, que levam centenas de anos para se decompor. Quando descartadas nos oceanos, representam uma ameaça à fauna e à flora marítima. Mesmo após 6 anos de uso contínuo, o esfregão mantém a mesma gramatura, o que comprova que, neste período, não libera microplásticos. Possui durabilidade indeterminada!
Você pode saber mais sobre o Projeto Águas Limpas clicando aqui!
Viu? Você já pode diminuir o seu impacto ambiental no dia a dia.
Compartilhe com seus amigos e família essas alternativas e espalhe a mensagem!
Comments